sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Resenha: Marcada - House of Night

Livro: Marcada       (Serie House Of Night )




Marcada: 2007. Ficção.   
Título: Marcada, House of Night #1
Autor: P.C. Cast e a Kristin Cast
Nºde Páginas: 328
Ano de Edição: 2009
Editora: Novo Século



     Vou confessar quando comecei a ler Marcada, não me empolguei muito, pois o livro deixa muito a desejar já no começo da história, com sua narrativa um pouco repetitiva quando a personagem central Zoey, é marcada na escola (do nada), já no primeiro capítulo, o livro não começa com uma apresentação da personagem principal, isso já é um grande ponto negativo, pois fica complicando de imaginar Zoey, como ela é. O livro começa tipo assim “Justo quando eu achava que meu dia não tinha como piorar, vi o cara parado perto do armário”, o livro não apresenta nada de novo a não ser pelo fato da Morada da Noite (uma escola para vampiros, tipo uma Hogwarts).
       Depois de muito Blá, blá, blá (quase umas 60 páginas, eu quase quis desistir de ler, mas dei uma esperança para a garota marcada), então depois de 60 páginas, toda a história começa a fazer sentido o livro começa a ficar interessante, com as aulas e os rituais da Morada da Noite. Depois dessas 60 páginas o livro foge daquele começo chato de família americana, onde a mãe não liga para os filhos, onde Zoey não se dar bem com “ padrastotário” e seus irmãos, onde Zoey é a problemática da família, ai sim, depois de toda essa chatice o livro toma seu grande rumo possitivo.
     Marcada passa-se num mundo em que as pessoas convivem com vampiros. Pessoas normais são marcadas com o símbolo da deusa Nix e entram então para a Casa da Noite ou morada, onde serão iniciadas até se transformarem em vampiros, ou morrerem caso o corpo não consiga suportar a transição.
      Este livro centra-se em Zoey Redbird, uma rapariga de 16 anos que tem uma vida perfeitamente normal até ser marcada(do nada) na escola. Ainda por cima a marca dela é especial, o que a deixa ainda mais assustada. Recebendo esta marca como uma bênção, Zoey parte para a Casa da Noite,  pois nunca encaixou no mundo em que viva. O único problema é que também não vai ser aceita, muito bem por parte dos vampiros,  pois a sua marca revela que tem mais poderes do que qualquer outro iniciado alguma vez teve ( tipo o Harry; uma cicatriz que faz dele um bruxo mais famoso). Apesar de tudo, acaba por descobrir a verdadeira amizade, mas também o reverso da moeda. E tem por isso que acreditar mais em si própria. Todos os personagens são bem cativantes como Neferet e vovó Redbird e há momentos de humor tipicamente adolescente, mas é bom as autoras controlar um pouco o humor adolescente para não ficar muito infantil como pude percebe. Entre vários personagens tem sempre o vilão no caso uma garota má Aphorodite e suas seguidoras, que se acham as donas da Morada da noite (elas são as Filhas das Trevas), mas tudo muda quando Zoey chega.
          O livro é escrito em primeira pessoa, nesse caso no ponto de vista de Zoey, isso faz com que o leitor se sinta parte da história, ao lado da personagem principal, fazendo com que o leitor a conheça melhor. 
     Uma coisa que pode incomodar muitos  os leitores é a linguagem muito simples e básica, a forma como o livro esta escrito é realmente para um grupo de leitores mais juvenil, o livro peca em só se basear em diálogos, onde acaba não deixando muito espaço para  à descrição de espaço e lugares que poderia enriquecer o livro ainda mais. Lembrando que essa forma simples do livro ser escrito não é por causa da tradução, pois a tradução esta perfeita, só não gostei muito das capas dos livros da serie The House Of Night, pois para mim poderia ser bem melhor. A serie realmente lembra um pouco Harry Potter, quem leu Harry Potter e depoir ler Marcada vai saber do que estou falando!!!
      O que me levou a ler esse livro foi às críticas positivas e muitas criticas positivas, mas ai eu penso será que esse primeiro livro da serie é digno de criticas tão boas e positivas.

        “ A serie The House Of Night é maravilhosa” . Publisher’s Weekly

         Olha eu não sei dizer se o livro é tudo isso, só sei que o livro começa sem pé e nem cabeça, depois a história te surpreende, com o enredo do livro é finalmente fica bom, mas as pessoas (os leitores tem que ter paciência para passar a fase chata de 60 páginas).
           Me desculpe os fãs da serie The House Of Night , se fui um pouco duro com a critica do livro, mas é o que acho.

       
       A serie é um livro bom, não excelente ou algo excepcional, mas sem sombra de dúvidas, que é um livro bom para nos divertirmos e passar um bom bocado com Zoey, seus amigos e familiares. Mas os próprios fãs falam que Marcada é o pior de todos os livro da serie, que a história começa ficar realmente boa no livro Traída, mas ai, já é outra história, outro livro; que é o segundo da serie The House Of Night . 
       Os livros da seria parece que fez sucesso e agradou alguns fãs pelo Brasil e pelo Mundo, e a serie completa possivelmente estará a nossa disposição se depende da editora “Novo Século”
Nota: 3

                                                                          Erick França

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Resenha: O Hobbit

Livro: O Hobbit








Número de páginas: 295 
Editora: WMF 
Autor: J.R.R. TOLKIEN





Realmente o Hobbit é uma obra magnífica escrita por J.R.R. Tolkien.
        Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para alem de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardodo por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!
         O livro retrata a vida de um hobbit, Bilbo Bolseiro que leva uma vida confortável, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega (um lugar térreo ou subterrâneo onde se guardam gêneros alimentícios, vinhos e outras bebidas). Mas Bilbo é perturbado pelo grande mago, e seu amigo Gandalf, onde leva uma companhia de anões para sua toca para levar Bilbo, o hobbit, em uma expedição numa grande aventura. Todos eles têm que por em praticar um plano para roubar o tesourou guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão, que é o vilão dessa grande obra; o nome da montanha em que o Dragão Smaug vive me chamou muito atenção; Montanha Solitária. Mesmo ao redor de sua imensa riqueza, o Dragão vive sozinho em sua montanha com seu tesouro, protegendo-o, há todos os instantes. Bilbo Bolseiro reluta muito em participar da aventura, onde deseja voltar para sua confortável toca (resmungando pelo os lados), mas o próprio hobbit acaba se surpreendendo até a si mesmo com sua grande esperteza e sua habilidade como um ladrão, esquivando-se dos perigos e seguindo em frente, sem acreditar muito em sua habilidade e esperteza, que a cada situação se mostra mais digna de respeito pelos seus amigos anões.
      O livro trata de uma história antecedente à Saga do Anel, contando as aventuras da juventude de Bilbo Bolseiro. A história do livro é bem convincente, que agrada a todos, jovens, criança e adultos, o livro não deixa a desejar em nenhum momento da história (pelo menos para mim), é uma aventura divertida e eletrizante. Em muitos momentos a história acaba te surpreendendo, pois o enredo do livro é muito bom e não tem como você ter uma idéia do que vai ocorrer nos próximos capítulos do livro. Todos os personagens são fantásticos cada um com seu merecido papel no livro, confesso que gostei muito de Bilbo, apesar de ele ser resmungão. J.R.R. Tolkien é escritor incrível faz você se sentir na história, pois em alguns momentos ele meio que fala com o publico leitor (isso é muito bom e um ponto forte no livro); realmente o livro é incrível, mas não vai ler esse livro achando que é como Senhor dos Anéis, pois aqui em O Hobbit a história é outra, O Hobbit é uma aventura mais tranqüila, com um texto suave (clássica), que Senhor dos Anéis (épico). O livro tem uma leitura de prender o fôlego, O Hobbit se desenrola por meio de uma série de perigos e aventuras, algo que, em tempo algum, um pequeno hobbit jamais sonhou em vivenciar.
       O Hobbit é um grande clássico moderno e prelúdio de O Senhor dos Anéis, um livro magnífico e grandioso digno de elogios. E parabéns para J.R.R. Tolkien um excelente e extraordinário escritor que merece ser reconhecido nos tempos atuais, pois ele pode ter morrido, mas deixou sua eternidade em seus magníficos livros. Para mim Tolkien é com certeza um dos escritores mais brilhantes da história, e não ler uma de suas obras é um verdadeiro crime cultural e pecado. Os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que eu não encontrei em nenhuma obra que já li. São tantos detalhes, construções, paisagens, culturas, povos e línguas criados com tanta perfeição que é impossível ficar imune aos seus encantos, O Hobbit e magnífico. Com toda certeza digo que esse livro é o melhor que já li em toda minha vida, apesar de A Guerra dos Tronos ser muito bom, O Hobbit é tudo aquilo que um leitor pode desejar. 

O Hobbit é um prato cheio para os leitores e fãs de “O Senhor dos Anéis”, os verdadeiros leitores tem que ler esse livro, para quem não ler saiba que estão perdendo a chance de conhecer um universo magnífico e incrível. E para terminar estou louco para ver o Filme que ira sair em 2012 e 2013, em duas partes, para mim um dos filmes mais aguardados do ano,
“O Hobbit” de J. R.R. Tolkien é sem dúvida uma das melhores obras já escritas na história, acredite!


“ O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e o senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.”
                         -The Sunday Times
                                                                                                                       
O Hobbit 1937. Considerado e estabelecido como “um dos livros mais influentes de nossa geração”.



          
 Nota:5  
                                                             Erick França
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...