domingo, 25 de dezembro de 2011

Resenha: A Pirâmide Vermelha



Título: A Pirâmide Vermelha

Editora: Intrínseca
Autor: RICK RIORDAN
Ano: 2010
Número de páginas: 448
Formato: Médio



Tenho que dizer que gostei muito desse livro, porque A Pirâmide Vermelha é, sem sombra de dúvida, melhor do que qualquer livro da série Percy Jackson e Os Olimpianos. Finalmente nesse livro A Pirâmide Vermelha, vemos que Rick Riordan evoluiu muito em sua narrativa. Em A Pirâmide Vermelha temos um livro de começo, meio e fim, uma coisa muita importante que era difícil de ver em toda a serie de Percy Jackson e Os Olimpianos.
      “Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carte Kane tem viajado o mundo com o pai, o brilhante egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não freqüenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e a chance de levar uma vida ‘normal’. E ele tem tudo o que ela mais deseja: o convívio com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até agora.                                     
     Na noite de Natal, Sadie e Carter estão juntos quando o pai os leva a uma visita ao British Museum, com uma estranha promessa: ele afirma que fará com que tudo volte a ser como antes. O plano, porém, não ocorre como o esperado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que o Dr. Julius Kane evoca um personagem misterioso, que num relance desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.
     Abatidos pelo sumiço do pai, Carter e Sadie fazem uma descoberta ainda mais surpreendente: os deuses do Egito Antigo estão despertando, e Set, o mais perigoso deles, planeja algo terrivelmente assustador. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma viagem perigosa – uma jornada que os conduz até muito perto da verdade sobre sua família e a ligação ancestral que há entre os Kane e a Casa da Vida, uma ordem secreta que existe desde a época dos faraós.”


     A Pirâmide Vermelha é um livro muito bem elaborado, Rick Riordan mostra nesse livro uma versatilidade enorme em escrever um enredo completamente diferente da serie anterior Percy Jackson e Os Olimpianos, mas usando o mesmo tema mitologia, a diferença é que aqui são deuses do Egito. O livro é narrado em primeira pessoa, em dois pontos de vista o de Carter e de Sadie(essa prática deixa o livro mais saboroso para ler acredite!), os dois são irmãos e são forçados a conviverem juntos para conseguirem uma chance de salvarem seu pai e o mundo, outro coisa muito inovadora do livro é que a historia é uma transcrição em áudio dos fatos, dando mais realidade ao livro.
     Riordan realmente tem uma capacidade incrível de escrever histórias de mitologia; Rick Riordan traz o que seria uma história antiga, contada pelos antigos egípcios, para uma versão cotidiana, como se fosse, nos tempos de hoje isso é muito interessante.                  
     Tenho que dizer que gostei muito dos personagens são um tanto originais, como os próprios irmãos Kane são maravilhosos e bem construídos. A descrição, tanto psicológica quanto física de cada um deles os torna quase palpáveis, sendo impossível não conseguir visualizar cada uma das cenas durante a leitura como se, ao invés de ler, um filme estivesse sendo exibido.
       O pontinho negativo é o livro de se tornar um pouco cansativo a partir da metade do livro. Alguns acontecimentos são previsíveis, outros uma surpresa para os leitores. A batalha no final também foi um tanto curta e com poucas cenas de lutas coisa que eu não esperava, e acho que uns dois pequenos errinhos de digitação pela editora. Mas fora isso o livro é incrível com uma trama complexa, rica em detalhes e descrições do mais diversos locais, do Cairo ao Brooklyn. 
       Sem falar das maldades dos deuses que são um tanto cruéis e ruins; as brigas entre Carter e Sadie são normais e um pouco divertidas, o enredo desse livro é eletrizante, a cada capítulo há um perigo diferente seja monstro ou deuses; fugas alucinantes de tira o fôlego. Assim, essa mistura de realidade-fantasia e irmão-irmã adolescentes, somado aos mistérios do antigo Egito, traz uma leitura tranqüila e divertida, com gostinho de “quero mais”, dessa forma deixa o leitor mais louco para ler o segundo livro da serie As Crônicas de Kane, O trono de Fogo, lançado recentemente no Brasil pela editora Intrínseca.
      A Pirâmide Vermelha é um livro repleto de ação, magia e aventura; capaz de encantar todas as idades, salpicado de leves romances durante a trama, um ótimo livro para ler nas férias de verão. 
       E meus parabéns para Rick Riordan por ter inovado com uma forma de narração diferente, e pelo o enredo da história, que muito bem trabalhado por ele.




Nota: 4 
Erick França 



Um comentário:

  1. aaaaa eu compre a piramide vermelha a uma semana e ja estou no meio acho o livro muito interessante mais prefiro a saga do percy jackson e osolimpianos e ainda crescendo como outra serie em herois do olimpo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...