quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Resenha: Cidade dos ossos



Série: Instrumentos Mortais.
Livro: Cidade dos Ossos                 
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Páginas: 462
Ano: 2011



Se alguém me perguntar uma palavra para descrever esse livro, a palavra seria: INCRÍVEL. Cidade dos Ossos contem uma riqueza de detalhes e fatos surpreendentes, com um grande enredo de tirar o fôlego dos leitores.
            Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir á Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. A vida de Clary começa a mudar com esse encontro quando conhece os três jovens “assassinos". Eles são Jace, Alec e Isabelle, Caçadores da Sombra, e aquele que eles mataram era um demônio. Além desse inusitado encontro, a mãe de Clary desaparece, e a casa onde moram foi invadida por monstros.
         Cidade dos Ossos tem uma narrativa simples, mas o livro consegue dar conta do recado, com algumas descrições. Cassandra Clare conseguiu facilmente me conquistar como leitor desde a primeira página, o livro tem uma linguagem ótima, de fácil compreensão dos leitores (acho isso muito bom, pois Cassandra Clare não fica enchendo o livro de coisas desnecessárias, assim o livro fica sem muitos rodeios).
         Acho que o ponto mais forte do livro são os personagens da história, com personagens cativantes, totalmente carismáticos e exuberantes. Lógico também tem o herói Jace que é o bad boy, sempre sarcástico, metido, arrogante e irônico capaz de deixar qualquer pessoa louca não só Clary, mas também ele; é carinhoso e muito atencioso com Clary (Por que será?). Temos também Alec um ótimo personagem(que tem um segredo, e, é irmão de Isabelle), Isabelle (que guarda o segredo do irmão) e Simon o mundano como diz Jace, sempre deixando em segundo lugar ou em segundo plano por todos (mas isso acaba mudando no segundo volume “Cidade das Cinzas”). Em Cidade dos Ossos também temos um triângulo amoroso nessa história. Simon é apaixonado por sua melhor amiga Clary, desde a infância dos dois, com isso acaba causando muito ciúmes em Jace (ou vice versa).
Os Personagens 

         Uma coisa que percebi e não tem como não perceber é que em alguns momentos Clary perece boba ou tonta – acho que é pelo fato de esta conhecendo e descobrindo um mundo novo, um mundo de sombras onde pertence, mas temos Jace e Luke para ajudar a garotinha a entender o mundo dos Caçadores de Sombras.
    Ponto negativo do livro seria o mistério andar lento demais, às vezes com a história muito enrolada e com explicações confusas, onde cada personagem diz alguma coisa e outro fala outra coisa totalmente diferente.
Ponto positivo e essencial realmente é: os personagens como eu disse no começo, que conquista de primeira; cada leitor, todos eles são super engraçados e espertos cada um com tal habilidade.
         Gostei muito da edição principalmente das capas, só achei uns erros de sinais de pontuação como na falas, às vezes não tem o Travessão quando algum personagem fala, acho que a editora Galera Record não deveria deixa isso passar na revisão ou digitação, mais isso de jeito maneira tira o brilho especial do livro.
         O livro é incrível, com um enredo e trama bem elaborados e construídos pela autora, com um ritmo de aventura acelerado, personagens super desenvolvidos. Realmente o livro é de surpreender qualquer leitor, com seres sobrenaturais, feiticeiros, vampiros, lobisomens, fadas entre outros seres, que faz com que você não largue o livro de nenhuma maneira. Meus parabéns para Cassandra Clare que é uma ótima escritora, nunca li um livro de aventura tão bom e bem construído depois de Harry Potter.   
         E já estou lendo o segundo volume Cidade das Cinzas que é ainda melhor, aguardem pela resenha dele.
Os Instrumentos mortais é uma série fascinante que merece vira adaptação de qualquer forma.




Nota: 4
Erick França 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...