segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resenha: Cidade das Cinzas




Série: Instrumentos Mortais.

Título original: City of Ashes
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera
Números de Páginas: 406
Ano: 2011
      




       Tenho que admitir que eu estava louco e ansioso para ler a continuação da serie Os Instrumentos Mortais. Pois Cidade dos Ossos (primeiro volume da serie) terminou com muitos mistérios no ar, como: Valentim (o vilão da história e pai de Clary e Jace) tinha fugido com o Cálice Mortal (não o Cálice de Fogo como em Harry Potter), deixando muito problemas para Jace, pois a Clave parece desconfiar do garoto, seu filho.
         Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace; que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.
        Nesse livro temos personagens novos como Inquisidora, uma mulher chata irritante e exigente demais, mas que no final acabou ganhando meu respeito e admiração pelo que ela fez por Jace. Temos também Maia a lobisomem que parece gostar de Simon e Agramon o demônio Medo (só o nome já é de dar medo).
     Finalmente em Cidade das Cinzas vemos uma relação se desenvolver entre Simon e Clary, mas aos poucos, pois coisas horríveis vão acontecendo no decorrer do livro. O livro continua com o triângulo amoroso entre Jace-Clary-Simon que acaba ficando mais forte e intenso a cada capítulo do livro. Para quem leu o livro sabe que Clary adora Simon mais que qualquer coisa, mas quando esta perto de seu irmão Jace, ela perdi o controle e o coração e os seus sentimentos falam mais alto, mas como eu disse; eles são irmãos e tem uma relação de parentesco, (revelado no primeiro volume) que impedem eles de namorar e ter algo sério.  
Os Personagens
      Outros personagens continuam como sempre melhorando a história do livro, pois os personagens são o ponto forte dos livros de Cassandra Clare, gosto de todos os personagens de uma forma em geral, ate de Valentim acredite!... Em Cidade das Cinzas vemos Max de 10 anos, um garotinho super simpático que adora Naruto(irmão mais novo de Alec e Isabelle); temos Alec tentando sair do armário para seus pais e dizer que tem um relacionamento com Magnus(um feiticeiro de 300 anos), também temos Isabelle tentando proteger seus irmão Alec dos pais; Robert e Maryse.  
      Novamente dou um puxão de orelha na Editora Galera Record pela edição, a capa esta linda, perfeita e bem feita... mas novamente vejo faltando o Travessão em algumas falas dos personagens, teve até um caso que o Travessão foi parar em cima da fala do personagem(não sei como e editora conseguiu fazer isso!). Bem no primeiro volume Cidade dos Ossos até deixei isso passar, mas persistir novamente no erro e piorar ainda mais é burrice!!!   
      Vejo que Cidade das Cinzas é uma continuação completamente direta de Cidade dos Ossos, não se tem um intervalo de um tempo entre os dois livros como na maioria das series (como Harry Potter), o ritmo do livro como sempre continua bem acelerado com muitas aventuras. A narrativa como sempre continua simples, mas muito boa que faz com que você não pare de ler, o que faz com que a leitura seja arrebatadora que flua rápida até o final do livro. Um ponto positivo é que temos a perspectiva (a narração) de vários personagens e não somente no ponto de vista de Clary, mas também dos outros super personagens da história. Potinho negativo como sempre tudo continua um pouco confuso, mas tudo acaba se ajeitando no enredo, outro ponto negativo vai por parte da editora que deveria tomar cuidado com a digitação da incrível obra.
     Cassandra Clare como sempre acaba nos surpreendo com o final, quando achamos que nada mais pode dar errado, acaba piorando. Cidade das Cinzas é pura ação com lutas, demônios, sangue, lobisomens, fadas, feiticeiros, vampiros e Caçadores de Sombras e muito mais, realmente é de tirar o fôlego essa seqüência. Com um final com um ótimo gancho para a próxima continuação Cidade de Vidro, com uma grande surpresa na ultima pagina quero saber “Quem é Madeleine?”. E como será que fica Jace e Clary, já que são irmãos será que eles vão leva isso a diante e ser um suposto casal romântico protagonista? Enfim vamos ver em Cidade de Vidro. Realmente esse livro vale muito à pena. 

Nota: 5 
Veja também a Resenha de Cidade dos Ossos - O primeiro volume da série Instrumentos Mortais - "Clique Aqui"



Erick França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...