domingo, 25 de dezembro de 2011

Resenha: Harry e seus Fãs





Autor: Melissa Anelli        
Editora: Rocco
Páginas: 367





Tudo que é relacionando a Harry Potter amo muito, então eu não podia deixar de ler Harry e seus Fãs. Tenho certeza que escrever sobre Harry Potter não deve ser fácil ainda mais nos bastidores, o que acontece por de “trás das câmeras” (nesse caso das páginas).
Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contado por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centena de milhares de pessoas. Na obra, entre outras façanhas, a autora conseguiu uma longa entrevista com a criadora (J. K. Rowling) do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja. O livro traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J. K. Rowling. A jovem fã Harry Potter descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos e lista informações exclusivas e detalhadas, que aproximam ainda mais o leitor ao personagem.

O livro começa em grande estilo com o Epilogo feito pela J.K Rowling o que da mais emoção e vontade de ler o livro. 
O livro Harry e seus Fãs retratam como Melissa (A autora do livro Harry e seus Fãs, uma super fã de Harry Potter e uma das donas do portal The Leaky Cauldron, um dos maiores fã-site de Harry do mundo, para quem não sabe), conta como foi que ela conheceu a série. Depois de conhecer os livros Melissa mergulhou de corpo e alma no mundo de Harry Potter, se identificando com os personagens e tramas e pensando em teorias e participando de debates com outros fãs da serie também. 
O livro também fala do mundo de Potter, desde a publicação dos livros, passando pelo momento em que a Warner Bros.comprou os direitos para produzir os filmes, até o lançamento de As Relíquias da Morte(o livro) e toda a expectativa ou tristeza por conta do fim da saga;  das brigas online (e às vezes ao até vivo, em convenções de debates) entre aqueles que defendem o casal Harry/Hermione contra os que querem ver Rony/Hermione juntos. Melissa também fala sobre o surgimento de bandas de rock, que surgiram inspiradas na série do menino bruxo, criando um novo estilo de música, o wizard rock(que para mim foi o capítulo mais chato e demorando, acho que não precisava de um capítulo inteiro de quase 40 paginas para descrever uma banda sobre os livro de Harr, é interessante? Sim, mas muito maçante cansativo, ate as vezes enjoativo); outra parte extremamente interessante é a forma que o livro de Harry Potter sofreu preconceito por parte de pessoas que dizem que o livro ensina bruxaria, mas que nunca leram nem um exemplar da serie para saber a verdade. Leia, depois diga o quiser individuo. Um desses indivíduos que não leram os da serie é Laura Mallory, uma mulher que defende com unhas e dentes que o tema de bruxaria "não é do bem, essa louca de Laura afirma que os promovem o mal, como a série de Rowling, incentivam uma cultura na quais trágicos tiroteios acontecem em escolas, como o que aconteceu na Columbine High School, no Colorado. A questão é que, ao passo em que Laura aponta a suposta maldade presente nos feitiços, animais fantásticos e poções, Lindsey Benge, uma das sobreviventes do tiroteio mencionado, diz que os livros de Harry Potter a ajudou a superar a tragédia. Durante todo o livro, podemos nos deparar com diversas histórias sobre a jornada da saga de Potter. Desde as primeiras dificuldades enfrentadas pela nossa querida autora J.K Rowling para a publicação do primeiro livro, o desgaste por parte da editora em manter o sigilo até o dia da publicação e uma série de outras peculiaridades que nos fazem compreender ainda mais a dimensão da história, entre outros. São tantas coisas revelado nesse livro que em uma resenha não daria para eu descrever, então realmente tem que ler o livro para saber tudo.

Uma dos momentos mais emocionantes é quando Melissa tem a grande oportunidade de entrevistar ela, a queria J.K em pessoa. Melissa conta como ela se sentiu e o que sentiu diante a J.K. Rowling, como foi estar cara a cara com a escritora de Potter, (devo confessar que eu sentia mais e mais vontade de conhecer Joanne Kathleen Rowling, pois o jeito que Melissa descreve J.K faz o fãs sonhar em conhecer ela cada vez mais e era isso que eu sentia).
         Um pena coisa negativa foi a tradução feita pela editora Rocco, me senti perdido em alguns momentos, principalmente nas letras(inglês) das musicas de bandas do wizard rock.
         A cada capítulo me fez relembrar momentos inesquecíveis da serie Potter, e me fez lembrar-se da triste parte que as aventuras de Harry, Rony e Hermione acabaram (que tiveram um fim). O livro Harry e seus Fãs é um grande relato do verdadeiro fenômeno que foi e sempre será Harry Potter narrado por uma fã verdadeira (Melissa). E outro ponto forte é que conforme vamos lendo o livro e se emocionando, vamos vendo que não somos simplesmente os únicos loucos a amar a história desse bruxo famoso em todo o mundo, realmente não estamos sozinhos nessa estrada da magia e bruxaria.
         Bem, foram sete livros que mudaram a vida de uma geração toda, e ainda nos fãs somos premiados com ‘Quadribol através dos séculos’, ‘Animais fantásticos e onde habitam’ e ‘Os contos de Beddle o Bardo’ de uma forma ou de outra relacionados ao mundo de Harry Potter.
         Quem tiver a oportunidade leia o livro, pois é uma ótima leitura. O livro é recomendado para todas as pessoas principalmente para um verdadeiro fã de Harry Potter, bem se você ainda não leu a série toda e melhor que termine de ler todos, porque Harry e seus fãs contem milhares de Spoilers da saga, mas acho que não será problema para ninguém já que todo mundo sabe a maioria deles. O livro é muito bom, é fascinante, intrigante, impactante, viciante e surpreendente.
         Enfim(se não eu fico o dia todo falando do livro,risos...) vai meus parabéns para Melissa Anelli pelo trabalho da autora de pesquisar dados numéricos para enriquecer a obra cada vez mais. Deve ter sido complicado achar números confiáveis em meio a tanto material de Potter. A narrativa do livro e fluída, a maneira de Melissa escrever, narrar os acontecimentos que ela presenciou durante Pottermania é muito cativante. E ela é muito sortuda para viver em meio aos atores, sites, fãs e da escritora J.K. Rowling da serie Harry Potter.

Para finalizar Um belo trecho de J.K. Rowling:
"Quando toda a agitação e a balbúrdia acabarem, e quando todos os comentários da imprensa se esgotarem, eu creio que o mundo afinal constatará que esse fenômeno foi gerado, em primeiro lugar, pelo fato de crianças adorarem um livro. Um livro foi para as livrarias e algumas pessoas o adoraram. Quando acabar todo confete e serpentina, isso é o que nos restará. E essa é a mais maravilhosa das idéias para um escritor" - J.K. Rowling

Nota: 4 

Erick França 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...