quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Resenha: O Hobbit

Livro: O Hobbit








Número de páginas: 295 
Editora: WMF 
Autor: J.R.R. TOLKIEN





Realmente o Hobbit é uma obra magnífica escrita por J.R.R. Tolkien.
        Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para alem de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardodo por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!
         O livro retrata a vida de um hobbit, Bilbo Bolseiro que leva uma vida confortável, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega (um lugar térreo ou subterrâneo onde se guardam gêneros alimentícios, vinhos e outras bebidas). Mas Bilbo é perturbado pelo grande mago, e seu amigo Gandalf, onde leva uma companhia de anões para sua toca para levar Bilbo, o hobbit, em uma expedição numa grande aventura. Todos eles têm que por em praticar um plano para roubar o tesourou guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão, que é o vilão dessa grande obra; o nome da montanha em que o Dragão Smaug vive me chamou muito atenção; Montanha Solitária. Mesmo ao redor de sua imensa riqueza, o Dragão vive sozinho em sua montanha com seu tesouro, protegendo-o, há todos os instantes. Bilbo Bolseiro reluta muito em participar da aventura, onde deseja voltar para sua confortável toca (resmungando pelo os lados), mas o próprio hobbit acaba se surpreendendo até a si mesmo com sua grande esperteza e sua habilidade como um ladrão, esquivando-se dos perigos e seguindo em frente, sem acreditar muito em sua habilidade e esperteza, que a cada situação se mostra mais digna de respeito pelos seus amigos anões.
      O livro trata de uma história antecedente à Saga do Anel, contando as aventuras da juventude de Bilbo Bolseiro. A história do livro é bem convincente, que agrada a todos, jovens, criança e adultos, o livro não deixa a desejar em nenhum momento da história (pelo menos para mim), é uma aventura divertida e eletrizante. Em muitos momentos a história acaba te surpreendendo, pois o enredo do livro é muito bom e não tem como você ter uma idéia do que vai ocorrer nos próximos capítulos do livro. Todos os personagens são fantásticos cada um com seu merecido papel no livro, confesso que gostei muito de Bilbo, apesar de ele ser resmungão. J.R.R. Tolkien é escritor incrível faz você se sentir na história, pois em alguns momentos ele meio que fala com o publico leitor (isso é muito bom e um ponto forte no livro); realmente o livro é incrível, mas não vai ler esse livro achando que é como Senhor dos Anéis, pois aqui em O Hobbit a história é outra, O Hobbit é uma aventura mais tranqüila, com um texto suave (clássica), que Senhor dos Anéis (épico). O livro tem uma leitura de prender o fôlego, O Hobbit se desenrola por meio de uma série de perigos e aventuras, algo que, em tempo algum, um pequeno hobbit jamais sonhou em vivenciar.
       O Hobbit é um grande clássico moderno e prelúdio de O Senhor dos Anéis, um livro magnífico e grandioso digno de elogios. E parabéns para J.R.R. Tolkien um excelente e extraordinário escritor que merece ser reconhecido nos tempos atuais, pois ele pode ter morrido, mas deixou sua eternidade em seus magníficos livros. Para mim Tolkien é com certeza um dos escritores mais brilhantes da história, e não ler uma de suas obras é um verdadeiro crime cultural e pecado. Os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que eu não encontrei em nenhuma obra que já li. São tantos detalhes, construções, paisagens, culturas, povos e línguas criados com tanta perfeição que é impossível ficar imune aos seus encantos, O Hobbit e magnífico. Com toda certeza digo que esse livro é o melhor que já li em toda minha vida, apesar de A Guerra dos Tronos ser muito bom, O Hobbit é tudo aquilo que um leitor pode desejar. 

O Hobbit é um prato cheio para os leitores e fãs de “O Senhor dos Anéis”, os verdadeiros leitores tem que ler esse livro, para quem não ler saiba que estão perdendo a chance de conhecer um universo magnífico e incrível. E para terminar estou louco para ver o Filme que ira sair em 2012 e 2013, em duas partes, para mim um dos filmes mais aguardados do ano,
“O Hobbit” de J. R.R. Tolkien é sem dúvida uma das melhores obras já escritas na história, acredite!


“ O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e o senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.”
                         -The Sunday Times
                                                                                                                       
O Hobbit 1937. Considerado e estabelecido como “um dos livros mais influentes de nossa geração”.



          
 Nota:5  
                                                             Erick França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...