sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Resenha: Marcada - House of Night

Livro: Marcada       (Serie House Of Night )




Marcada: 2007. Ficção.   
Título: Marcada, House of Night #1
Autor: P.C. Cast e a Kristin Cast
Nºde Páginas: 328
Ano de Edição: 2009
Editora: Novo Século



     Vou confessar quando comecei a ler Marcada, não me empolguei muito, pois o livro deixa muito a desejar já no começo da história, com sua narrativa um pouco repetitiva quando a personagem central Zoey, é marcada na escola (do nada), já no primeiro capítulo, o livro não começa com uma apresentação da personagem principal, isso já é um grande ponto negativo, pois fica complicando de imaginar Zoey, como ela é. O livro começa tipo assim “Justo quando eu achava que meu dia não tinha como piorar, vi o cara parado perto do armário”, o livro não apresenta nada de novo a não ser pelo fato da Morada da Noite (uma escola para vampiros, tipo uma Hogwarts).
       Depois de muito Blá, blá, blá (quase umas 60 páginas, eu quase quis desistir de ler, mas dei uma esperança para a garota marcada), então depois de 60 páginas, toda a história começa a fazer sentido o livro começa a ficar interessante, com as aulas e os rituais da Morada da Noite. Depois dessas 60 páginas o livro foge daquele começo chato de família americana, onde a mãe não liga para os filhos, onde Zoey não se dar bem com “ padrastotário” e seus irmãos, onde Zoey é a problemática da família, ai sim, depois de toda essa chatice o livro toma seu grande rumo possitivo.
     Marcada passa-se num mundo em que as pessoas convivem com vampiros. Pessoas normais são marcadas com o símbolo da deusa Nix e entram então para a Casa da Noite ou morada, onde serão iniciadas até se transformarem em vampiros, ou morrerem caso o corpo não consiga suportar a transição.
      Este livro centra-se em Zoey Redbird, uma rapariga de 16 anos que tem uma vida perfeitamente normal até ser marcada(do nada) na escola. Ainda por cima a marca dela é especial, o que a deixa ainda mais assustada. Recebendo esta marca como uma bênção, Zoey parte para a Casa da Noite,  pois nunca encaixou no mundo em que viva. O único problema é que também não vai ser aceita, muito bem por parte dos vampiros,  pois a sua marca revela que tem mais poderes do que qualquer outro iniciado alguma vez teve ( tipo o Harry; uma cicatriz que faz dele um bruxo mais famoso). Apesar de tudo, acaba por descobrir a verdadeira amizade, mas também o reverso da moeda. E tem por isso que acreditar mais em si própria. Todos os personagens são bem cativantes como Neferet e vovó Redbird e há momentos de humor tipicamente adolescente, mas é bom as autoras controlar um pouco o humor adolescente para não ficar muito infantil como pude percebe. Entre vários personagens tem sempre o vilão no caso uma garota má Aphorodite e suas seguidoras, que se acham as donas da Morada da noite (elas são as Filhas das Trevas), mas tudo muda quando Zoey chega.
          O livro é escrito em primeira pessoa, nesse caso no ponto de vista de Zoey, isso faz com que o leitor se sinta parte da história, ao lado da personagem principal, fazendo com que o leitor a conheça melhor. 
     Uma coisa que pode incomodar muitos  os leitores é a linguagem muito simples e básica, a forma como o livro esta escrito é realmente para um grupo de leitores mais juvenil, o livro peca em só se basear em diálogos, onde acaba não deixando muito espaço para  à descrição de espaço e lugares que poderia enriquecer o livro ainda mais. Lembrando que essa forma simples do livro ser escrito não é por causa da tradução, pois a tradução esta perfeita, só não gostei muito das capas dos livros da serie The House Of Night, pois para mim poderia ser bem melhor. A serie realmente lembra um pouco Harry Potter, quem leu Harry Potter e depoir ler Marcada vai saber do que estou falando!!!
      O que me levou a ler esse livro foi às críticas positivas e muitas criticas positivas, mas ai eu penso será que esse primeiro livro da serie é digno de criticas tão boas e positivas.

        “ A serie The House Of Night é maravilhosa” . Publisher’s Weekly

         Olha eu não sei dizer se o livro é tudo isso, só sei que o livro começa sem pé e nem cabeça, depois a história te surpreende, com o enredo do livro é finalmente fica bom, mas as pessoas (os leitores tem que ter paciência para passar a fase chata de 60 páginas).
           Me desculpe os fãs da serie The House Of Night , se fui um pouco duro com a critica do livro, mas é o que acho.

       
       A serie é um livro bom, não excelente ou algo excepcional, mas sem sombra de dúvidas, que é um livro bom para nos divertirmos e passar um bom bocado com Zoey, seus amigos e familiares. Mas os próprios fãs falam que Marcada é o pior de todos os livro da serie, que a história começa ficar realmente boa no livro Traída, mas ai, já é outra história, outro livro; que é o segundo da serie The House Of Night . 
       Os livros da seria parece que fez sucesso e agradou alguns fãs pelo Brasil e pelo Mundo, e a serie completa possivelmente estará a nossa disposição se depende da editora “Novo Século”
Nota: 3

                                                                          Erick França

2 comentários:

  1. amei estou lendo traida agora e adorei esta saga PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Marcada deve ser realmente muito bom, já recebi várias indicações dele.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...