sábado, 23 de junho de 2012

Resenha: A Princesa que Enganou a Morte










Título: A Princesa que Enganou a Morte
Acabamento : Brochura
Edição : 1
Idioma : Português
Número de Paginas : 128






Não tem como negar que qualquer Mitologia é rica por si só, e isso não é diferente com a mitologia indiana. A Princesa que Enganou a Morte é um livro que contém 13 contos indianos, assim como todo conto que passa uma mensagem através da história que esta sendo contada. Esse livro é totalmente diferente de qualquer outro livro que já li, pelo simples fato de ter contos mágicos indianos.  A Princesa que Enganou a Morte não pretende transmitir ensinamento da filosofia hindu, mas, sim fornecer a visão dos mitos e lenda desse país (Índia) que apesar da globalização, continua tão misterioso aos nossos olhos ocidentais.
Em A Princesa que Enganou a Morte, seleção de narrativas indianas, verdadeiros contos de fada são recontados, transmitindo parte da riqueza cultural do Oriente. Contos de caráter épico, alegórico ou folclórico revelam - em meio às diferenças - fortes semelhanças com tramas e personagens que conhecemos no Ocidente. Eles foram e serão berço de inspirações que muito nos ensinam sobre a natureza humana.
        A coleção Contos Mágicos resgata para o jovem, seleções de contos tradicionais de antigas civilizações, desvendando o imaginário literário, ensinamentos e personagens próprios de diferentes povos e culturas. Em narrativas carregadas de magia, o leitor observa códigos de ética e de disciplina que espelham a memória e a diversidade do homem e do mundo.    
   Grandes emoções são experimentadas nestas histórias que representam simbolicamente o bem e o mal e expõem os dilemas humanos na sua forma mais essencial, levando o leitor a identificar seus próprios sentimentos e a encontrar significados que serão úteis na sua vida pessoal. Em A princesa que enganou a morte, seleção de narrativas indianas, verdadeiros contos de fada são recontados, transmitindo parte da riqueza cultural do Oriente.
A verdade é que sou uma grande fã de contos mágicos, o livro A Princesa que Enganou a Morte faz com que o leitor pareça o personagem principal da história, e isso é uma experiência boa e o ponto forte deste livro. Mas confesso que espera mais desse livro, pelo simples fato dele ser pequeno, então não tinha como errar, contudo em alguns contos o livro não consegue atrair o leitor, fazendo com que ele feche o livro e não vire a pagina, a verdade é que o livro tem seus altos e baixos. Outra coisa que não ajuda muito na leitura são os nomes super complicados, cem por cento (100%) indianos, que fogem completamente dos nomes que conhecemos aqui no Brasil.
Sobre a edição, eu gostei muito, apesar de o livro não ter orelha, achei uma belíssima capa, bem feita, o desenho da capa ilustra o conto o qual faz parte do título central do livro. A diagramação e revisão esta ótima, não consegui encontra um erro.
A Princesa que Enganou a Morte é um bom livro pra quem quer aprender sobre as Histórias da Índia, ou para quem é fã de mitologia, os contos focam muito na cultura, no folclore, na magia, contos tradicionais, que revelam heranças culturais coletivas baseadas nas vivencias humanas. Com teor mágico, eles revivem lendas, mitos e fabulas que desvendam nossos sentimentos mais profundos – sejam eles amor, ciúmes, rivalidade, rejeição, dor e morte – ritos de passagem que nos transformam e amadurecem como humanos. São contos completamente de caráter épico, alegórico e folclórico que revelam fortes semelhanças com enredos e personagens que conhecemos no Ocidente.
Uma leitura bastante rápida e interessante, porem fraca as expectativas dos leitores... mas que não deixa de ser uma experiência nova. Recomendo para viagens, para crianças e para quem tem pouco tempo livre, afinal ler é bom.
Nota: 3
Erick França 

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, Erick, como sempre, ficou muito boa.
    Até que o livro parece legalzinho, vou pensar em ler... minha lista ta grandeee...

    Abraço.

    http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo. Verdade são tantos livros legais que não sabemos qual ler primeiro rsrsrs...

      Excluir
  2. ja li esse livro, ele conta sobre histórias lindas do mahabharata, recomendo

    ResponderExcluir
  3. já li e amei a princesa que enganou a morte

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...