sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bienal do Livro do Rio deve receber mais de 640 mil visitantes este ano

A 15ª Bienal do Livro do Rio  de Janeiro, maior festa literária do país, deve receber mais de 640 mil pessoas este ano, superando o público do ano passado. A estimativa é do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que promove o evento.
Com as propostas de aproximar o público de um universo de livros e autores, formar novos leitores e celebrar o mercado editorial com uma programação cultural variada e dinâmica, começa nesta quinta-feira (1º/09), no Riocentro, a 15ª Bienal do Livro do Rio, que se estenderá até o dia 11. O evento vai apresentar novidades combinadas a espaços já consagrados, além de homenagear o Brasil por meio de uma série de ações que discutirão a cultura e a realidade de nosso País. 

“Tradicionalmente escolhemos um país estrangeiro para ser homenageado na Bienal do Rio. Este ano inovamos e optamos por celebrar a cultura brasileira, nos antecipando à Feira de Frankfurt, que terá o País como convidado de honra em 2013. O Brasil, sede da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, está na moda internacionalmente, e nada mais pertinente do que discutir e revelar ao público aspectos belos e importantes da nossa incrível diversidade cultural”, afirma Sonia Jardim, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), instituição que organiza o evento.

Segundo a presidente do Sinel, Sonia Jardim, a previsão é que o faturamento da edição deste ano da Bienal do Livro, no Riocentro, supere os R$ 53 milhões registrados no ano passado.
A agenda de amanhã (10) e domingo (11) prevê 21 encontros de autores, como Michael Connelly, Scott Turow, Fernando Morais e Ruy Castro, com leitores.
Preocupado para que não haja a repetição do tumulto registrado na última quarta-feira (7), quando o padre Marcelo Rossi autografou seus livros na Bienal, o Snel já tomou todas as providências para garantir maior conforto às famílias que visitarem o evento amanhã e domingo.
Em uma área de 55 mil m², aBienal do Livro do Rio vai concentrar 950 expositores e lançar cerca de mil títulos. A expectativa é que 640 mil pessoas participem durante os 11 dias de programação e que 2,5 milhões de livros sejam vendidos.

Bienal junta diversão, conteúdo de qualidade e uma diversidade de atrações capaz de seduzir todo tipo de público, de apaixonados por literatura fantástica a apreciadores de livros premiados e festejados pela crítica. Na programação cultural, marcam presença 113 autores brasileiros (além de 38 mediadores) e 21 estrangeiros. 
 
Os espaços mais visitados em outros anos têm lugar garantido nesta edição. Um deles é o Café Literário, local de debates que aproxima autor e leitor em conversas sobre livros, estilos e ideias. Com curadoria do escritor e crítico Ítalo Moriconi, o Café Literário abrirá espaço para oSarau Poético - com declamações, leituras e performances - e o Debateboca, um “bate-pronto” de pergunta e resposta. 

Já o Mulher e Ponto, com a jornalista Sonia Biondo como curadora, promoverá bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesse feminino e personalidades desse universo. O Livro em Cena, que este ano terá à frente o diretor teatral Gabriel Villela, voltará a difundir o conhecimento de clássicos da literatura. Em 11 sessões, personagens célebres criarão vida por meio de leituras realizadas por alguns dos atores mais queridos do público brasileiro. 

Nomes celebrados estarão ainda nas sessões de Encontro com Autores e na Conexão Jovem, dedicado ao público que durante a última década vem se firmando como grande consumidor de literatura. 

Bienal do Livro do Riotambém terá um novo espaço infantil, com a curadoria de João Alegria e cenografia da agência Pândega. Batizada de Maré de Livros, será uma área lúdica completamente interativa. Além disso, a Biblioteca Mirim reunirá grandes obras dirigidas ao público infantojuvenil e terá cerca de seis sessões diárias de contação de histórias.

Outra marca registrada da Bienal do Livro do Rio é a visitação escolar. A moçada terá dias reservados (1º, 2, 5, 6, 8 e 9 de setembro) para visitar o evento com os colegas do colégio. O objetivo é estimular a imaginação e aproximar os estudantes do mundo dos livros.

O Riocentro fica localizado na Avenida Salvador Allende, número 6.555, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento (
www.bienaldolivro.com.br).

É uma pena que não pude acompanhar esse Bienal no Rio de janeiro, pois moro em São Paulo, mas ano que vem já esta marcado, a Bienal do livro em São Paulo, e o Blog Comunidade Jovens Escritores esta lá para acompanhar tudinho de perto para vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...